Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio

Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Imagem 2 de 25Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Fotografia de InterioresPavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Fotografia de InterioresPavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Imagem 5 de 25Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos Responsáveis: Zhu Xiongyi、 Wang Zhaoming
  • Equipe De Proeto: Yang Yi, Li Jingyi, Wu Zhexuan, Song Huizhong, Zhan Wenze, Liu Lei,Wang Yawei, Zhu Lixi
  • Projeto Estrutural: Wu Guoqin
  • Clientes: The People's Government of Yantian District, Shenzhen
  • Colaboração: China Railway Inter-City Planning and Construction Co., Ltd.
  • Cidade: Shenzhen
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Imagem 2 de 25
© Fang Fang

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no Parque de Ensheng, no topo da Montanha Wutong, no Distrito de Yantian. Aqui, de um lado, encontra-se a paisagem do ponto mais alto do parque, junto à Montanha Wutong; do outro, estende-se a paisagem marítima aparentemente infinita do Porto de Yantian, evocando a imagem de “montanhas místicas para além do mar”, ao lado do empilhamento contínuo de contêineres do porto. As maravilhas da natureza e da intervenção humana se apresentam aqui quase simultaneamente. A orientação do cliente era clara: o pavilhão precisava oferecer vista para o mar. Isso inspirou uma ambição maior: criar um “espaço” que permitisse uma vista panorâmica de 360 graus. Paralelamente, estabelecemos um princípio próprio: a presença da arquitetura não poderia perturbar o solo natural.

Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Imagem 14 de 25
© Zhaoming Fan
Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Imagem 9 de 25
© Zhaoming Fan

Conceito: Dentes-de-leão na montanhaShenzhen é uma cidade de migrantes. Todos que chegam aqui se estabelecem e criam raízes, como sementes de dente-de-leão, tornando-se parte da cidade. A partir dessa imagem de “dentes-de-leão na montanha”, buscamos criar um espaço de encontro. Nesse ambiente ecológico, o objetivo era minimizar o impacto da construção sobre o entorno natural. Assim, optamos por um sistema estrutural circular em aço, em forma de “guarda-chuva”, evocando a figura de um dente-de-leão: o térreo é amplamente elevado sobre pilotis, enquanto a cobertura e a laje do segundo pavimento são sustentadas e conectadas por sistemas superiores e inferiores de treliças tipo Vierendeel, descarregando esforços em um pilar central.

Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Fotografia de Exterior
© Zhaoming Fan
Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Imagem 5 de 25
© Zhaoming Fan

Essa configuração permite que a área de atividades no segundo pavimento fique livre de pilares periféricos, oferecendo visuais completamente desobstruídos e vistas panorâmicas de 360°. A cobertura inacessível é sustentada por um pilar central dentro de uma estrutura circular com raio de 16 metros. A principal plataforma de atividades no segundo pavimento, que organiza a circulação, forma um plano circular de 19 metros de raio. Ela é sustentada por um sistema triplo: o pilar central, o núcleo circular do elevador (que recebe o esforço da parte em balanço) e a escada curva (cujo trecho intermediário é reforçado por um pilar inclinado).

Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Fotografia de Interiores
© Zhaoming Fan
Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Imagem 24 de 25
Diagrama
Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Imagem 11 de 25
© Zhaoming Fan

Para alcançar a vista panorâmica, adotou-se uma planta circular: um espaço de encontro no térreo, uma plataforma circular no segundo pavimento e uma cobertura circular. Três círculos com diferentes raios (16 m, 13 m e 19 m, respectivamente) são posicionados com centros deslocados ao redor do pilar estrutural central. Esse desalinhamento proposital cria balanços variados, introduzindo uma sensação dinâmica e levemente instável. O maior balanço se projeta em direção ao mar, formando um amplo terraço público de observação. Uma escada curva de lance único conduz o visitante em movimento rotativo — da montanha, passando pela copa das árvores, até o horizonte do oceano. Os espaços de serviço — banheiros, elevador e equipamentos — são concentrados no lado norte. Parcialmente embutidos no terreno em configuração semienterrada, seus volumes superiores formam degraus que conectam o nível do solo. Circundando o pilar central, esses elementos criam um anfiteatro semiexterno e sombreado no térreo.

Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Imagem 13 de 25
© Zhaoming Fan
Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Fotografia de Interiores
© Zhaoming Fan

O projeto integra de maneira altamente eficiente os sistemas prediais à estrutura: a laje do segundo pavimento, com “cavidades estruturais” de seção variável, acomoda o fornecimento de ar-condicionado pelo piso, drenagem, eletrocalhas e outras instalações. Um claraboia operada hidraulicamente ocupa o centro da cobertura, permitindo a exaustão do ar quente quando necessário. Os canais dos perfis I das treliças da cobertura são reutilizados como sancas de iluminação.

Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Fotografia de Interiores
© Zhaoming Fan

O envidraçamento utiliza painéis de vidro curvo monolítico e autoportante, garantindo vistas totalmente desobstruídas e uma sensação de transparência no interior. O forro do segundo pavimento — que precisa ocultar instalações e dutos — adota um forro treliçado branco alinhado ao padrão radial das vigas principais, materializando a metáfora espacial do “dente-de-leão”. As dimensões dos elementos estruturais em aço equilibram cuidadosamente a facilidade de pré-fabricação, limitações de transporte e os requisitos de precisão e economia do projeto.

Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Fotografia de Interiores
© Zhaoming Fan
Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio - Imagem 21 de 25
Seção

O jogo entre “ocultar” e “revelar” na natureza — A subida até o local ocorre por um caminho sinuoso, que oferece vistas cativantes ao longo do percurso. Para preservar essa experiência, o pavilhão foi deliberadamente concebido para não perturbar essa escala íntima. Durante a escolha do local, um agrupamento de árvores próximo ao destino foi intencionalmente preservado. Por meio de cuidadosos estudos de volumetria e altura, garantiu-se que a construção permanecesse parcialmente oculta na aproximação, criando um senso de descoberta. Por outro lado, o pavilhão marca o ponto final do gramado aberto do Parque de Ensheng — um importante nó espacial. Nesse lado, a edificação se apresenta por completo, afirmando-se como um foco claro dentro da paisagem montanhosa.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Wutong / CCDI Dongxiying Studio" [Wutong Pavilion / CCDI Dongxiying Studio] 20 Dez 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1036867/pavilhao-wutong-ccdi-dongxiying-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.